Skip to content

Ação Social

FACOP - Uma fundação que dá aula de limpeza! ​

Fundação de Asseio e Conservação do Paraná

Um projeto com grandes resultados na área social foi a criação da FACOP, Fundação de Asseio e Conservação do Paraná. Um modelo pioneiro e único, em que empresários e empregados estão juntos como mantenedores.

Os sindicatos patronal e laboral são responsáveis por manter a fundação, que por sua vez, tem a função de fortalecer o setor através da qualificação, empregabilidade, saúde e segurança do trabalhador.

O principal objetivo da FACOP é a formação da mão de obra a partir do ensino presencial e à distância. Com garantia de qualidade, os cursos deste sistema de educação já estão disponíveis no mundo todo, chancelados pela WFFSC nos idiomas português, inglês e espanhol.

Com sede no município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, a FACOP possui um espaço de 14 mil m² e 6,840 m² de área construída, todo laboratorial e adequado à formação profissional.

Os alunos atrelados ao setor de asseio e conservação no Estado do Paraná têm acesso gratuito. Cerca de 70 mil deles já foram certificados profissionalmente pela Fundação. Para as outras atividades econômicas, para outros Estados do Brasil e outros países os valores são subsidiados e de baixíssimo custo, uma vez que, são basicamente para suprir despesas.

São três unidades de negócios: O Centro de Educação Profissional Professora Nahyr Kalckmann de Arruda (professora, filha de alemães e nascida em Almirante Tamandaré) entidade que homenageia a mãe de Adonai Arruda, a Central de Empregos e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Sendo o SESMT coletivo pioneiro no País.

Com os resultados na área de profissionalização, a FACOP teve seu trabalho reconhecido com o prêmio “Práticas Inovadoras em Educação”, Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Paraná (Sinepe). Outro título conquistado foi o “Gestão Cidadã”, concedido por três anos consecutivos pelo Pequeno Cotolengo.

As últimas inovações da FACOP foram a elaboração da área de Educação à Distância, que trabalha na capacitação em empresas nacionais e internacionais. Previsto para inaugurar ainda em 2022 o Museu da Limpeza Profissional, com sede para visitação pública no Centro Histórico de Curitiba e conta a história desta atividade no mundo e será pioneiro na formação de profissionais para limpeza de museus.

Desde 2002, em ação conjunta com a entidade de Serviços Especializados e Facilites, A FACOP trabalha entre os sindicatos patronal e laboral, Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado do Paraná (SEAC) e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SIEMACO).

Nesta mesma área, Adonai Arruda presidiu a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação. Filiando a entidade à Federação Mundial.

Projetos da Serra Verde Express

Programa “Despertar da Liderança”

O projeto criado pela Serra Verde Express, “Despertar da Liderança”, visa promover concursos de redação em escolas públicas e privadas de municípios do Paraná.

Além de fomentar a sustentabilidade ambiental, cultural e social – a ação premia os alunos participantes com um passeio de trem. A iniciativa tem como propósito estimular jovens e crianças a desenvolverem a capacidade de liderança e interesse pelo conhecimento.

Natal Comunitário

Realizado pelo Núcleo de Turismo da Holding Higi Serv, formado pela Serra Verde Express e BWT Operadora, o Trem do Natal da Serra Verde Express acontece há mais de 15 anos. A atividade repleta de magia, leva alegria para crianças carentes e adultos especiais. No passeio, as famílias participantes conhecem as belezas naturais do estado e tudo que a região tem de melhor a oferecer. Para finalizar a aventura natalina, o evento conta com a chegada do Papai Noel e com a entrega de presentes, arrecadados em diferentes campanhas.

Apoio à comunidade

Criação de programas com creches, asilos e entidades de PCDs. Oferecendo gratuidade uma vez ao mês às famílias.

Sustentabilidade

A responsabilidade ambiental e a sustentabilidade são compromissos assumidos pela Serra Verde Express desde 1997. A partir de significativos investimentos, a empresa desenvolve ações para proteger santuários ecológicos, patrimônios históricos e comunidades.

Entre as atividades participantes destaca-se:

  • A adesão ao movimento global Plastic Free July – focado no consumo consciente.
  • Na sede da empresa, a eliminação do uso de copos plásticos, trocando por retornáveis. Assim como a extinção do canudo de plástico e os copos de acrílico. A Serra Verde Express trabalha intensamente para a substituição de embalagens plásticas em seus processos como um todo.
  • Foram distribuídas sementes de palmito aos passageiros para auxiliar e conscientizar o resgate de espécies nativas da Serra do Mar Paranaense.
  • Programa EcoCidadão, da Associação de Recicladores de Morretes, que reaproveita o material reciclável e gera renda às famílias. Mensalmente, são enviados 100 kg de material para a instituição.
  • Instalação de duas ecobarreiras em cursos d’água que passam dentro de sua propriedade: o Rio Belém e o Rio Ivo. Desta maneira, é possível reter resíduos e evitar a contaminação do meio ambiente. Todo material retirado é enviado ao programa de reciclagem EcoCidadão.
  • Sistema de captação de água da chuva que economiza cerca de 40% do volume de água utilizado pela empresa.